quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Movimento

A minha volta para ajudar a desmoer o almoço, ficou substancialmente melhorada. O que as nossas assoalhadas têm de bom, é estarem localizadas entre o centro da cidade e o campo. Assim, aqui estou no planalto do Cristo Rei em vez do estacionamento da Fábrica, com um tempo espectacular havendo uma brisa morna e a companhia de turistas, poucos. Sentado num banco de pedra (montaram uma série deles na orla virada ao rio, o que dá mesmo jeito) reparo que passa um avião da TAP, daqueles bojudos, que só abriu o trem de aterragem a meio do Tejo. É raro, normalmente quando ali chegam as rodas já estão descidas. Quando assim não é e calha a ser mesmo ali, gosto pelos binóculos assistir à manobra.

Dou comigo a pensar no dia de ontem, a ir ao Centro de Emprego. Muito mau! Localizado num espaço novo que não foi feito para albergar tanta gente. Caí na realidade e não nas facilidades dos números fabricados que nos querem impingir. As pessoas tinham que andar pela rua e vá lá que o tempo primaveril ajudou, pelo que imagino no Inverno o que é ter que estar de chapéu de chuva e sobretudo vestido à espera. Demorou sensivelmente três horas e meia a ser atendido, o que deu para andar às voltinhas e ir ao Centro de Saúde procurar por um daqueles jornais gratuitos e aproveitar para marcar uma consulta, o que não consegui claro. O círculo completa-se. Se tivesse que ir a outro organismo público, a Segurança Social por exemplo, seria a mesma coisa.

Uns italianos já entradotes entregam-me a digital e pedem para lhes tirar uma foto. Não gostei do plano que escolheram, sentados de costas para a estátua e por mais que me esforçasse o Cristo ficava cortado. Ofereci-me para tirar outra com o plano do rio e Lisboa, mas delicadamente recusaram, o que parvamente me deixou frustrado. É raro pedirem-me para lhes tirar fotos, não devo inspirar muita confiança. Só uma outra vez me tinha acontecido, com um moço estudante de Macau. Entre outras, fiz uma gira em que lhe entreguei a bicicleta para fazer pose.
Passeiam-se muito por lá e agora já existem boas condições para piqueniques onde várias excursões podem se espalhar. Vá lá algum progresso.

Sem comentários: